Como enviar vídeos espaciais no Youtube

Antes mesmo de lançar o revolucionário Apple Vision Pro, a Apple já havia introduzido uma tecnologia capaz de gravar vídeos em 3D com o lançamento do iPhone 15 Pro, demonstrando uma estratégia perspicaz de tornar essa tecnologia acessível meses antes. Essa abordagem não apenas preparou o terreno para o Vision Pro, mas também ampliou as possibilidades criativas para os usuários. Neste guia, explicaremos como subir esses vídeos espaciais gravados no iPhone 15 Pro para o YouTube, permitindo que você compartilhe experiências imersivas em 3D com o mundo.

Passo 1: Captura do vídeo

Primeiramente, capture um vídeo espacial com seu iPhone 15 Pro. Para isso, ative a opção espacial nas configurações da câmera (símbolo de um óculos), explicamos aqui: Como gravar vídeos espaciais com iPhone 15. Você saberá que a captura foi bem-sucedida quando encontrar o vídeo na pasta "Espacial" do seu aplicativo de fotos.


Passo 2: Conversão com o Spatialify

Após a captura, utilize o app Spatialify para converter seu vídeo. Selecione a exportação em lote com a configuração "lado a lado completo" e mantenha a "ajuste de disparidade horizontal" ativada.

O aplicativo Spatialify é necessário para converter vídeos espaciais para um formato que seja compatível com a visualização em 3D no YouTube, garantindo a correta experiência imersiva ao assistir o vídeo em dispositivos de realidade virtual. Ele permite a exportação em lote e ajustes específicos, como "lado a lado completo" e "ajuste de disparidade horizontal", essenciais para a conversão adequada. 

Passo 3: Transferência para o Mac

Use o AirDrop para transferir o vídeo convertido para o seu Mac. Ele provavelmente aparecerá como um arquivo MP4 com um nome composto por uma sequência de números e terminando em "_FSBS.mp4".


Passo 4: Adicionando metadados

Antes de fazer o upload no Youtube, é crucial adicionar metadados ao arquivo para que o YouTube o reconheça como um vídeo 3D. Renomeie seu arquivo para "spatial_utils_input_video.mp4" e utilize o comando especificado no Terminal do Mac para adicionar os metadados necessários.

Como enviar vídeos espaciais no Youtube - 4

Passo 5: Upload para o YouTube

Com o arquivo pronto, faça o upload para o YouTube. Se seguir corretamente as instruções, seu vídeo será compatível com a visualização em VR180.

Seu vídeo deve ficar como no abaixo:

Passo 6: Assistindo em dispositivo VR

Agora, através do aplicativo do YouTube em seu dispositivo VR, você poderá assistir ao vídeo no seu canal, desfrutando da experiência imersiva VR180.


Passo 7: Compartilhando para Curadoria

Se o seu vídeo for público,  compartilhae o link com a equipe do app Spatialify para que possa ser adicionado à curadoria. Entre em contato via e-mail ou Discord para mais informações.


Fonte: Spatial Utils

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail